segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

SEBRAE-Ba realiza oficinas sobre economia criativa



O tema da economia criativa é inovador e ainda pouco conhecido pela maioria das pessoas, mas promete ser a bola da vez em questão de desenvolvimento. Para muitos estudiosos a criatividade se tornou a protagonista de nossa economia, do desenvolvimento de nossas cidades e da geração de qualidade de vida. É certo que a criatividade é o insumo que fez a humanidade chegar até aqui, mas ela nunca esteve tão em alta como agora. É nisso que aposta o SEBRAE-Ba, que resolveu promover 10 oficinas regionais sobre o assunto, apresentando-se como pioneiro no Brasil ao propor o debate sobre esse tema.

Desde 23 de novembro o superintendente do SEBRAE-Ba, Edivaldo Passos, e a consultora especialista em cidades criativas, Ana Carla Fonseca, estão na estrada. A jornada prevê oficinas em 10 cidades baianas: Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista, Ilhéus, Porto Seguro, Lençóis, Juazeiro, Jacobina, Barreira, Feira de Santana e Salvador. Ana Carla é uma autoridade internacional no assunto e a maior especialista brasileira em Cidades Criativas. Ela é economista, administradora pública e única doutora em Urbanismo com tese no assunto, além de ser consultora da União das NaçõesUnidades (ONU).

A coordenadora de Projetos e Comunicação do Projeto Escola Orquestra Sinfônica do Descobrimento (OSD), Luciana Oliveira, participou da oficina realizada em Vitória da Conquista, nessa segunda-feira (3). “O tema é novo, mas sempre estamos fuçando e estudando, buscando entender a área cultural num contexto macro e nos parece que a economia criativa tem tudo a ver com a OSD, é um caminho que busca a valorização das pessoas, das singularidades e de um desenvolvimento mais democrático e solidário, no qual todos são protagonistas”, detalha Oliveira.

Participaram da atividade representantes das prefeituras de Vitória da Conquista, Maetinga, Itagibá, Ibirataia, Ipiaú, Jequié e Brumado, além do Banco do Nordeste, TV Sudoeste (afiliada da Rede Globo), Faculdade Independente do Nordeste (Fainor), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e entidades do terceiro setor.

Para Passos, a economia criativa, nomeadamente as cidades criativas, pode ser uma resposta aos desafios da gestão pública municipal. Prefeitos, seja qual for o porte da cidade, podem se tornar articuladores de novos processos de desenvolvimento em seus municípios. A ideia é mapear os potenciais desses espaços e investir nas pessoas e no que elas podem criar. Além da iniciativa do SEBRAE-Ba o Ministério da Cultura (MinC) criou recentemente a Secretaria da Economia Criativa (SEC). 

Em breve divulgaremos uma matéria mais ampla sobre o tema. Já para quem quer participar da oficina em Porto Seguro fique atento a data: próxima quarta-feira, 5. O local e horário podem ser informados no telefone (73) 3288-1564. 

Com informações do SEBRAE-Ba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário