Histórico


O Projeto Escola Orquestra Sinfônica do Descobrimento (OSD) é um programa de educação musical voltado para o atendimento de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social do município de Porto Seguro. Os beneficiários da iniciativa são alunos da rede pública de ensino, arregimentados para o projeto por meio de um teste de aptidão musical. A meta fim do projeto é formar a Orquestra Sinfônica do Descobrimento.

É uma iniciativa da Associação Sociedade dos Músicos do Extremo Sul (Some), fundada em 2006, inicialmente no município de Eunápolis, onde atendeu até o ano de 2008 cerca de 300 crianças e adolescentes com atividades de educação musical. Desde 2009, a Some atua em Porto Seguro, atendendo cerca de 500 crianças e jovens.

Durante a fase eunapolitana, o projeto foi aprovado três vezes no Programa Banco do Nordeste de Cultura (2007/08/09), que resultou na formação dos Naipes de Cordas, Madeira e Metais e na apresentação dos espetáculos “Nos Cantos do Nordeste” e figurou entre os onze finalistas nacionalmente contemplados pelo Prêmio Cultura Viva (2007/MinC/Petrobras). Nesse período, realizou inúmeras ações culturais como a montagem da ópera “Eunápolis Canta Sua História”; realização do festival “Sons de Natal” - que em 2011 chegou a sua 7º edição e já foi apresentado em diversas cidades do sul da Bahia como Itabuna, Itacaré, Eunápolis, Porto Seguro entre outras.

Em 2008, a equipe de trabalho do projeto começa a vislumbrar a idéia de uma orquestra de amplitude regional que combine educação/formação musical com produção cultural. Surge assim o primeiro traço da Escola Orquestra Escola Sinfônica do Descobrimento (OSD). Já em 2009 a administração municipal de Porto Seguro apóia a iniciativa e abraça o projeto da OSD, proporcionando não apenas suporte institucional, mas também estruturas estratégicas para a ampliação da proposta. O projeto muda sua sede de Eunápolis para Porto Seguro onde passa a atender cerca de 500 alunos. Desde então, firmou parcerias com a Prefeitura Municipal de Porto Seguro, sendo ainda apoiada pela Petrobras e o Criança Esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário