Atividades


O Projeto Orquestra Sinfônica do Descobrimento (OSD) trabalha em três eixos: educação musical, produção cultural e formação de público.


Educação Musical
Cada aluno deve freqüentar obrigatoriamente três vezes por semana a escola de música. O restante do tempo é dedicado a prática coletiva e/ou individual da música.
No cotidiano o Projeto desdobra-se em treze (13) oficinas musicais:
Musicalização infantil (canto coral, flauta doce e bandinha rítmica)
Canto coral
Violino
Viola
Violoncelo
Contrabaixo acústico
Flauta transversal
Clarinete
Oboé
Trombone
Trompete
Trompa
Tuba


Além disso, desde 2011 mantém o Projeto Geração de Sons, destinado a pessoas com deficiências físicas, sensoriais e com síndromes. As atividades são desenvolvidas nas instalações da sede do projeto, em salas de musicalização. São oferecidas oficinas:
Bandinha Rítmica
Flauta Doce I
Canto Coral
Audição Musical
Ukulelê
Flauta Doce I (contralto, tenor e baixo)
Conjunto de Sinos

Linha pedagógica
O Projeto adota como metodologia as pedagogias da educação musical do suíço Jacques-Dalcroze, do alemão Carl Orff, do inglês John Pynter e do japonês Shinichi Suzuki, pois contribuem para uma nova visão e prática metodológica da Educação Musical. Trata-se de dar preferência a uma pedagogia mais participativa, optando pela prática como uma forma mais eficaz de aprendizado, também denominado por alguns educadores musicais de método ativo.

Assim, esse projeto prevê um aprendizado baseado em práticas que envolvem aprendizado em conjunto, atividades práticas, liberdade de expressão corporal, estímulo a sensorialidade e sensibilidade. Para tanto, a metodologia da formação musical proposta parte, em princípio, da criação de espaços onde se desenvolvem as práticas educacionais, estruturadas nas dinâmicas do ensino coletivo, criando as condições e credibilidade para um trabalho que atenda às necessidades sociais e culturais, respeitando a condição dos jovens e propondo transformações sem perder o foco na qualidade artística.



Produção cultural e formação de público
O projeto mantém ainda um calendário de apresentações musicais ao longo do ano, possibilitando aos alunos uma vivência diversificada da música e suas possibilidades de ocupação especializada, relacionadas à geração de bens e produtos culturais. Essa visão curricular inclusiva tem como objetivo despertar nos alunos o desejo de profissionalização e ainda estimular, em âmbito regional, o mercado de música.

Além disso, essas apresentações contribuem decisivamente para a diversificação e enriquecimento da oferta de produtos culturais no município, possibilitando oportunidades de fruição artística aqueles que não a teriam de outra forma. No repertório constam obras de caráter erudito, clássico e popular.

Epopéia do Descobrimento – das naus à aquarela
Apresentação musical que une elementos regionais, históricos e artísticos para recontar de forma bem humorada e dinâmica a vinda dos portugueses para o Brasil e o processo de formação do povo brasileiro. O espetáculo marcou as festividades da Semana do Descobrimento em 2011.

O projeto artístico conta com música e textos especialmente escritos para o espetáculo pela compositora por Moana Viterbo e o escritor Marcelo Lopes, além de composições de artistas como Jorge Ben, Ary Barroso, Vinicius de Moraes e outros. A proposta é exercitar o olhar sobre a formação da identidade verde-amarela, sem perder de vista o viés humorístico. Em 2011 participaram da apresentação músicos da OSD, o Quarteto de Cordas do Instituto Preservart do Espírito Santo, o Grupo Swingarte e Rubens Farias.

Festival Sons de Natal
O Sons de Natal é um festival de música gratuito, que tem como objetivo divulgar e promover a cultura da música erudita, clássica e moderna, estimular a formação de platéias para espetáculos com esse perfil e a participação popular em eventos culturais que consolidem a produção cultural local, inserindo segmentos como a indústria e o comércio, enquanto promotores. Nasceu em Eunápolis-Ba em 2005 e em sete edições vem difundindo a música brasileira dos séculos XIX e XX e seus principais expoentes, além de gêneros universais como o Jazz e a música clássica.

O festival acontece sempre no mês de dezembro e já faz parte do calendário cultural da região extremo sul da Bahia, tendo sido apresentado em cidades como Eunápolis, Itabuna, Itacaré e Porto Seguro. Já reuniu em seu palco músicos dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia, que se apresentaram ao lado dos músicos do Projeto Escola Orquestra Sinfônica do Descobrimento. Desde 2009 a cidade de Porto Seguro é palco do festival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário